ATIVIDADES

31 Mai 2016

ATELIER DE CRIATIVIDADE DO PROJETO EMPREENDER+ | NERPOR

ATELIER DE CRIATIVIDADE

O NERPOR realizou no passado dia 31 de maio, pelas 14h, nas suas instalações o 1º ATELIER DE CRIATIVIDADE, no âmbito do projeto EMPREENDER +.

Nesta sessão foram abordados por especialistas os Domínios de Especialização da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (RIS3) para o Alentejo, a saber: alimentação e floresta, economia dos recursos minerais, naturais e ambientais, património, indústrias culturais e criativas e serviços de turismo, tecnologias críticas, energia e mobilidade inteligente e tecnologias e serviços especializados da economia social.

A sessão de Portalegre contou com a presença de empreendedores, empresários, Instituições do Sistema Cientifico-Tecnológico, entidades relacionadas com a economia social, consultores de mercado e consultores científico-tecnológicos.

O consultor de projeto, Dr. João Amaro fez o enquadramento da RIS3 face à questão central e análise de tendências para a região Alentejo.

O Prof. Paulo Ferreira, Professor adjunto convidado da Escola Superior Agraria de Elvas, falou sobre o domínio de Especialização “Alimentação e Floresta”.

A Drª Maria Mendonça, da CEVALOR, abordou o domínio de Especialização “Economia dos Recursos Minerais, Naturais e Ambientais.”

Seguiram-se as apresentações do Profº Luis Miguel Cardoso, Diretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Portalegre, e da Profª Elisabete Rodrigues, Diretora da licenciatura em Turismo da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Portalegre que falaram sobre o domínio de Especialização “Património, Industrias Culturais e Criativas e Serviços de Turismo”.

“Tecnologias Críticas, Energia e Mobilidade Inteligente” foi o domínio de Especialização abordado pelo Prof. Paulo Brito, Diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre.

A última apresentação “Tecnologias e Serviços Especializados da Economia Social” coube ao Dr. Hélder Sampaio, da IES Social Business School, escola de referência nacional no que diz respeito ao empreendedorismo e inovação social.

No final da sessão, houve um espaço de discussão e apresentação de ideias e oportunidades de negócio para a região, bem como casos de sucesso, cabendo ao Dr. João Amaro sintetizar as conclusões desta sessão.

PROGRAMA

14:00 Abertura Institucional

14:05 Enquadramento da RIS3 face à questão central e análise de tendências – Dr. João Amaro – consultor

1.Alimentação e Floresta | Orador: Prof. Paulo Ferreira – Professor adjunto convidado da Escola Superior Agraria de Elvas

2.Economia dos Recursos Minerais, Naturais e Ambientais | Orador: Drª Maria Mendonça – CEVALOR

3.Património, Industrias Culturais e Criativas e Serviços de Turismo | Oradores: Profº Luis Miguel Cardoso – Diretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Portalegre e Profª Elisabete Rodrigues – Diretora da licenciatura em Turismo da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Portalegre

4.Tecnologias Críticas, Energia e Mobilidade Inteligente | Orador: Prof. Paulo Brito – Diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre

5.Tecnologias e Serviços Especializados da Economia Social | Orador: Dr. Helder Sampaio – IES Social Business School

15:30 Lançamento da questão central aos participantes | Dinamizador: Dr. João Amaro – consultor

15:45 Espaço de discussão e apresentação das ideias à rede | Dinamizador: Dr. João Amaro – consultor

17:15 Conclusões | Dr. João Amaro – consultor

17:30 Encerramento

DATA

LOCAL

ENTIDADES ORGANIZADORAS

Data: 31 Maio

Hora: 14:00

NERPOR-AE

Parque de Feiras e Exposições
Portalegre, 7300-901 Portugal
 
Website:www.nerpor.pt
 

NERPOR, NERBE, NERE, NERSANT